terça-feira, 29 de março de 2011

Honestino Guimarães queria a ditadura

 
Honestino Guimarães na UnB
        
        Uma coisa é condenar incondicionalmente a tortura, a violência e o desrespeito aos direitos humanos de militantes da esquerda. O Estado não pode torturar, matar e desaparecer com um único cidadão. Outra coisa é tratar Honestino Guimarães como um guerreiro e mártir da democracia, que ofereceu-se em sacrifício da própria vida na luta pela redemocratização do País.
        
        Não foi. Dizer que ele lutava pelas liberdades democráticas é escamotear, fingir e fazer de conta que Honestino Guimarães não estava ligado à luta pela implantação de uma ditadura comunista no Brasil.
        
        Ora, ele era militante da AP-ML, a Acão Popular Marxista-Leninista, que era maoísta. O objetivo era declaradamente a tomado do poder e a implantação de uma ditadura comunista, através de um partido único. Sabe a China? Aquilo lá. Com a agravante: era a China de 40 anos atrás, Mao Tse Tung estava vivo.
        

        A luta de Honestino era no campo "revolucionário". Quem garante isto são seus camaradas do Movimento Estudantil Popular Revolucionário http://bit.ly/eDMznp :
        

        "Honestino se forjava como um grande dirigente revolucionário (...) Com uma postura sempre combativa (...) procurava sempre não conciliar com as posturas reformistas e capitulacionistas favoráveis ao “diálogo” com o regime militar.(...) combatia as visões estreitas e sectárias dos trotskistas e outros oportunistas."
        

        Diz ainda o MEPR: "Os órgãos de informação estavam acompanhando atentamente os passos do grupo de que Honestino Guimarães fazia parte (AP-ML, Ação Popular - Marxista-Leninista, denominação da organização de Honestino após a decisão pelo marxismo-leninismo, na linha de pensamento de Mao Tsetung),(...) e se apressaram em atingi-lo quando souberam que a sua direção nacional resolvera apoiar o movimento de resistência armada surgido no sul do Pará (Guerrilha do Araguaia), sob a direção do PCdoB".
        

        Um parêntesis: as organizações de esquerda no Brasil faziam e desfaziam alianças todo o tempo. Assim, é dificil precisar em que momento eram 'cubanas', 'maoístas', ' pró-URSS',' 'alinhadas à Albânia' etc.

        Também é bom lembrar, a propósito, que Padre Alípio, da Ação Popular, a AP de Betinho, o irmão do Henfil, foi a Cuba depois de 64 e voltou em meados de 66, para preparar e executar o atentado à bomba que mataria Costa e Silva, então candidato à Presidência da República, no Aeroporto de Guararapes, em Recife.
        
         No atentado, morreram duas pessoas e quase 20 ficaram feridas, inclusive crianças. Costa e Silva não morreu porque uma pane em seu avião o reteve em João Pessoa. O imprevisto fez com a a cerimônia de recepção fosse cancelada; quando a bomba explodiu, o aeroporto já estava praticamente vazio. Fosse diferente, o atentado seria uma carnificina.

     Isto prova que quem começou a guerra suja não foram os militares. A luta armada não foi a resposta. Foi o início.

*http://bit.ly/i98cJC

2 comentários:

  1. Eu vivi aquela época e sou testemunha do que voce diz. Eu sei do que os militares fizeram por este Brasil. Se não fosse eles, hoje o Brasil seria uma Cuba com um Fidel Castro executando, sem direito a defesa, aqueles que fossem contra o "regime".
    Havia liberdade, havia segurança, nos íamos onde queríamos dentro da legalidade.

    ResponderExcluir
  2. Eu estive na resistência armada e dou meu testemunho . A despeito da luta armada os militares assaltaram o poder de um estado legalista , democrático e legal . Não havia nenhuma ameaça de Marxismo ou ``comunismo `` antes do golpe . nem os USA preocupavam -se com isso . O golpe só foi vitorioso por covardia do então presidente João Goulart , pois as Forças Armadas eram legalista . Cito Amauri Kluel ( ministro da guerra ,como era conhecido o ministério do exército ) ,Assis Brasil (casa militar) ,Almt. Aragão ( fuzileiros navais ) , Gal. Ladário ( RS) e muitos outros inclusive Mal Castelo Branco que aderiu ao golpe na última hora , além claro do Mal Lott. Entretanto a minoria venceu sem resistência e comandados pelos piores e mais truculentos generais , que logo trataram de afastar Castelo Branco e institucionar as perseguições e torturas . Não poderia ser outro o resultado . Concordo que não havia santos na esquerda armada . A luz da História tanto os generais da Ditadura como a esquerda armada travaram uma guerra particular . Agora dizer que a ditadura era boazinha é querer voltar ao passado e transformar o Brasil numa Síria gigantesca .Sou contra , Apesar de tudo VIVA A DEMOCRACIA !!!!!!!!

    ResponderExcluir