terça-feira, 17 de julho de 2012

Traição de Judas: remorso sem arrependimento





        É comum ouvir dizer que Judas Iscariotes teria ido para o inferno porque traiu Nosso Senhor Jesus Cristo. Fosse assim, o que teria acontecido a Pedro, que negou Jesus Cristo três vezes, numa mesma noite? 


   Pedro, ao ouvir o galo cantar, lembrou-se das palavras do Mestre e chorou amargamente, arrependido. Em vez de ser punido, foi premiado pelo Cristo ressuscitado com as chaves do céu. Arrepender-se é admitir a ofensa a Deus e ter a intenção verdadeira de não mais voltar a pecar. 



     Judas Iscariotes cometeu o pecado da desesperação. Pensou que seu pecado não poderia ser perdoado por Deus. Pura soberba achar que o pecado de um homem pode ser maior que a misericórdia e o amor de Deus. 


  Judas não se arrependeu, apenas teve medo de ser punido pelo ato de traição. Arrepender-se é condição necessária para receber o perdão de Deus por ter pecado. No lugar do arrependimento, o traidor sentiu remorso, ficou remoendo a sua própria culpa. Ao final, castigou a si próprio com o suicidio.

5 comentários:

  1. .
    De fato, como mencionado, a Misericórdia de Deus supera todas as suas outras obras e dons. A começar pelo fato simples de nos haver criado, nos amar a cada um de maneira PESSOAL, PERFEITA e INFINITA e de ter-Se Encarnado, para pagar pecados que são de nossa inteira responsabilidade!.
    .
    Em célebres aparições à freira polonesa Santa Maria Faustina Kowalska nas décadasa de 20 e 30 do Século passado, Jesus disse-lhe que a ÚNICA chance de salvação para a Humanidade seria se atirar na Sua Divina Misericórdia, aparições estas que acabaram por gerar a Festa da Divina Misericórdia no primeiro Domingo após a Páscoa. Ou seja, contam tais aparições com a chancela da Igreja.
    .
    De se notar que todos os pecados referidos acima podem ser conjugados num só fato: a OBSTINAÇÃO humana, que recusa a Graça, voluntariamente, e se deixa condenar. E, de fato, esta é a única circunstância impeditiva de Deus em relação à nossa Pessoa, justamente em função de nosso livre-arbítrio.
    .
    E esta é a razão pela qual o pecado NÃO PODE ser perdoado por Deus: a falta de vontade do agente em reconhecê-lo como tal e pedir o necessário Perdão.

    ResponderExcluir
  2. Está dizendo que entende que Pedro recebeu literalmente chaves do céu? Entende que somente Pedro recebeu chaves? Espero que não. Se for isso, não deixa de ser engraçado!
    Porque eu também recebi as chaves do Reino dos Céus? Você não?

    ResponderExcluir
  3. .
    Nem eu (quem dera!...)!
    .
    Mas Pedro SIM, porque o próprio Jesus Cristo disse a Pedro: "Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligardes na terra, será desligado nos céus" (S.Mateus 16:19).
    .
    Em resumo: não ser ignorante é tão bom!
    .
    De se notar que os termos "ligar" e "desligar" em Aramaico, possuem longa tradição rabínica e referem-se justamente a PERDOAR ou EXCOMUNGAR, tarefas que fazem parte do múnus Petrino e de todos os Bispos a ele ligados e não a uma certa e difusa "igreja" (=comunidade de orantes) ou ao "povo", humano, como quis o herege Monge Boff, que finalmente despiu a sua carapuça e foi ter com a sua "Freira Catarina".

    ResponderExcluir
  4. Talvez ele fosse apenas como eu, que esperava algo mais dessa vida.

    ResponderExcluir