quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Miséria dá lucro? Bobagem, Jabor.



     "A miséria não acaba porque dá lucro"? Isto é bobagem. Miseráveis não compram, nada consomem, poluem nascentes de rios próximas de áreas invadidas , promovem desertificação pelo uso errado das florestas, dependem de dinheiro público da assistência social e saúde pública e por aí vai. 

     Marx falou besteira quando dividiu os homens em burgueses ricos (que se apropriavam do lucro) e proletários miseráveis ( de quem era tirada a mais-valia pela oferta a preços aviltantes da força de trabalho).

     Ele esqueceu de incluir aí os consumidores, aqueles que consomem os bens produzidos pelos trabalhadores e que garantem o lucro dos donos das fábricas.

     Se os ricos são uma parcela ínfima da população, não conseguem consumir tudo o que é produzido. Se ficam ricos pelo fato dos produtos todos serem vendidos, quem os compra não pode ser um miserável que mal come. 

     E aí? Cadê a máxima de que o capitalismo gera meia dúzia de ricos e milhões de explorados? Lorota, vigarice, desonestidade e burrice de Karl Marx.

2 comentários:

  1. Marxismo é no mínimo uma farsa intelectual, um crime ideológico.
    Parabéns pelos seus excelentes textos!

    ResponderExcluir
  2. Ora, querida Mírian, como bem visto pela atuação do PT, a miséria dá dinheiro no País porque permite a alguns "iluminados" que se consideram da vanguarda do "povo popular" (by Casseta & Planeta) aos mesmo tempo em que fustigam os execráveis, exprorpriando o suado dinheirinho dos pagantes de escorchantes impostos (vulgo: nós mesmos!) e que "não pertence a ninguém" para encher os bolsos enquanto atira algumas migalhas para a plebe. Mas só umas poucas, senão esta pode ficar com mais vontade, né? E aí....
    .
    São, como bem conceituou um estudioso: "OS BURGUESES DO CAPITAL ALHEIO!".

    ResponderExcluir