domingo, 13 de janeiro de 2013

Marcos Libório (Montfort) e os três princípios protestantes.

Este é o artigo/resposta  publicado no site da Montfort que provocou o rompimento da minha relação com o professor Orlando Fedeli. Eu discordei da análise feita, o professor Orlando concordou e ratificou o que Libório escreveu.

SÓ A FÉ - SÓ A GRAÇA - SÓ A ESCRITURA -
TAIS PRINCÍPIOS SÃO VÁLIDOS?

Autor:Marcos Libório
Fonte: www.montfort.org.brPERGUNTA

PERGUNTA
Nome: Fábio Tomaz
Enviada em: 22/11/2006
Local: São Gonçalo - RJ, Brasil
Religião:Católica
Escolaridade: Superior incompleto

"Prezado Professor Orlando Fedeli (ou algum outro também abençoado irmão da Associação
Monfort que virá a responder minha missiva), a paz esteja com vocês!
Andei nos últimos dias pensando sobre os problemas com o Protestantismo. Cheguei à conclusão
de que o "calcanhar de Aquiles" do protestantismo é justamente os dois postulados (heréticos) que
conhecemos: A Sola Scriptura e a Sola Fide.
Cheguei à conclusão de que a Sola Scriptura já cai por terra por que ela é em sua essência um
problema, pois recorre a uma petição de princípio medonha para se manter (a validação da
afirmação de que a bíblia é a unica fonte de fé e unica autoridade para o cristão, partindo da
própria bíblia). E quanto à Sola Fide, é resultado de uma interpretação "muito da malfeita" da carta
de São Paulo aos Romanos, na qual Lutero comete um erro tolo de confundir as "obras da lei",
aquelas inúmeras regras judaicas, com as boas obras que a Bíblia, a Tradição Oral e o Magistério
dizem ser junto com a fé necessárias para a salvação.
Eu gostaria de saber se há algo a mais que eu possa adicionar à essas idéias, ou seja, se há mais
erros na Sola Scriptura e na Sola Fide além desses que eu já mencionei.
Eu também pretendo iniciar um estudo sobre a História da Bíblia. Se o senhor puder me dizer
algumas informações sobre o concílio farisaico de Jâmnia, a formação do Cânon bíblico e a ação
da Igreja nesta formação, o uso da Septuaginta por parte dos apóstolos e primeiros bispos após
eles, eu lhes agradeceria muito. Se o senhor souber também de uma bibliografia que eu possa
adquirir para estudar sobre esses temas, eu muito lhe agradeceria também.13/01/13 Doutrina Católica
www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?story id=344 2/6
Sem mais para o momento, agradeço de coração desde já a ajuda.
Fiquem com Deus e com o amor de nossa mãe, Maria Santíssima!"

RESPOSTA
Nome: Marcos Libório

"Prezado Fábio,
Salve Maria,
Agradecemos antes de tudo sua confiança em nosso pequeno trabalho.
Você nos pede mais informações sobre os princípios protestantes sola fide e sola scriptura,
apresentando já duas boas refutações a esses princípios contraditórios.
A esses dois princípios é preciso acrescentar ainda um terceiro: o sola gratia. Esses três seriam o
desdobramento do que os protestantes chamam de somente Cristo.
Os protestantes, encabeçados por seu fundador Lutero, dizem que com isso agradam a Deus.
Vejamos se é assim.
***
Ora, sabemos pela Escritura que há somente duas religiões na história: a religião verdadeira,
composta por aqueles que são da raça da mulher, e a anti-religião, que é constituída pela raça da
serpente. (Gn, 3,15)
Também Santo Agostinho nos fala em duas religiões, quando define as suas famosas duas cidades:
"Dois amores deram origem a duas cidades: o amor de Deus levado ao desprezo de si mesmo deu
origem à cidade de Deus; e o amor de si mesmo levado ao desprezo de Deus, deu origem à cidade
do homem."
E Santo Inácio usa as duas bandeiras como metáfora da luta contínua entre essas duas religiões na
história.
Assim, vemos que apesar da enormidade de seitas conhecidas hoje, só há duas religiões no mundo,
a primeira delas a religião verdadeira, a religião Católica, divinamente revelada e única guardiã da
verdade divina revelada. E a outra, composta por essa infinidade de seitas, que é a anti-religião, a
religião do demônio, a sinagoga de satanás.
Essa anti-religião é a Gnose, que através de suas seitas, velada ou abertamente, tenta em vão
destruir e substituir a verdadeira Igreja de Cristo.
Para a Gnose, em termos bem simples, o mundo é mau pois foi criado pelo deus do mal, o
demiurgo.
O demiurgo criou o mundo como prisão para o verdadeiro deus, que seria formado por inúmeras
partículas divinas, as quais estariam presas na matéria, e que passariam pela evolução, do mineral13/01/13 Doutrina Católica
www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?story id=344 3/6
ao vegetal, depois ao animal e então ao homem, onde então adquiririam consciência de seu estado.
A finalidade da Gnose (=conhecimento) seria, pois, libertar as partículas divinas aprisionadas no
mundo, formando novamente A Divindade, ccom a união das partículas libertas de todas as
criaturas.
E como libertar as partículas? Combatendo as prisões que o demiurgo criou, quais sejam a matéria,
a inteligência e a moral.
A Gnose pretende dar ao homem o conhecimento salvífico, que é a compreensão de que o homem
é deus, e de que deve libertar-se dessas três prisões que impedem sua parcela de divindade de
retornar ao todo divino.
Quando o homem se liberta dessas prisões, ele se redime.
***
O protestantismo é uma das seitas - que se multiplicou em milhares de outras seitas - da falsa
religião, da raça da serpente.
Por que dizemos isso?
Primeiro, porque o protestantismo é contra a Igreja Católica, e não estando com Cristo, está
necessariamente contra Cristo.
Mas, também porque sua doutrina segue exatamente o esquema da Gnose.
Note que o sola scriptura é contra a Escritura, pois impinge ao livro sagrado um poder mágico de
auto-interpretação que ele não possui.
Quando os protestantes pretendem exaltar a Bíblia, na verdade a destroem. Lutero mesmo, na
gênese desse movimento sectário, retirou vários livros da Bíblia (não materialmente, mas os
desqualificando - Tiago como sendo uma epístola de palha, Apocalipse como sendo nem
evangélico nem profético), mostrando que a Bíblia era escrava da vontade dos reformadores.
Ao desprezar tudo o que Lutero considerava humano em relação à revelação, como os livros
deuterocanônicos e a tradição, bem como os concílios e a hierarquia, de fato Lutero se opunha a
tudo o que era material, à criação.
Para Lutero, esses livros retirados da Bíblia não produziam a experiência que despertaria no fiel a
noção de salvação, e por isso não poderiam ser inspirados.
Tais livros não traduziam de fato o kerigma, que é - mais importante que as verdades reveladas - o
anúncio salvífico.
Ao propor o sola scriptura, Lutero queria a libertação da matéria, para ouvir somente a voz
(divina) que falaria ao interior do homem.13/01/13 Doutrina Católica
www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?story id=344 4/6
É a libertação da primeira prisão da partícula divina, como na Gnose.
O sola fide é qualquer coisa, menos fé verdadeira. Pois para o protestante o que vale é a
experiência com Cristo, e não a aceitação das verdades reveladas por DDeus.
Geralmente se considera que o sola fide se opõe apenas às boas obras. Porém, se nos detivermos
um pouco mais nesse princípio, veremos que ele se opõe à participação da inteligência na obra da
regeneração, pois a fé protestante não pode passar pela razão, mas provém unicamente da emoção
e da experiência vivencial.
A inteligência - desprezada e odiada por Lutero - impede que o homem chegue ao verdadeiro
conhecimento de Deus, que segundo Lutero se dá através da experiência catalisada pela leitura da
Bíblia.
A fé protestante é confiança: confiança de que está salvo, confiança de que realmente Cristo
revelou o Deus inerente ao homem.
Ao desprezar a inteligência e confiar (= fé) somente na experiência religiosa, o fiel protestante
estaria eliminando a segunda prisão do demiurgo.
***
O sola gratia vai contra a verdadeira graça santificante.
Esse princípio atesta que o fiel justificado está livre de pecado, não porque não os possua mais ou
não possa cometê-los, mas porque os têm encobertos pela graça de Cristo.
Assim, o justificado tem graça e pecado ao mesmo tempo - simul iustus et peccator.
Com isso, dá-se ao fiel a ilusão de impecabilidade, e mesmo a permissão de pecar com a garantia
do perdão antecipado - é o pecca fortiter.
Com isso, Lutero habilmente conseguiu impugnar os dez mandamentos, ao dizer que o homem é
incapaz de praticá-los e, portanto, não pode ser culpado por cometê-los.
Ora, a graça é propriamente a participação na vida divina, pois a Santíssima Trindade de fato
habita na alma justificada pelos méritos de Cristo.
Como poderia habitar Deus e pecado na mesma alma?
É impossível, e uma ofensa à graça divina. Por isso o pecado mortal é a expulsão de Deus da alma,
cuja presença se adquire com o batismo e se recupera com a confissão.
Note, portanto, que o sola gratia é a libertação da terceira prisão do demiurgo - a moral.13/01/13 Doutrina Católica
www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?story id=344 5/6
***
E o fiel liberto das três prisões, através dos três solæ - sola gratia, sola fide, sola scriptura - o que é
se torna?
Torna-se um cristão - no conceito de Lutero - livre para fazer o que bem entender, incluindo o
livre-exame da Bíblia; não constrangido por nenhum mandamento, pois estaria salvo, certo de sua
salvação pela confiança (fé) na remissão de Cristo. Daí Lutero expor essa visão no famoso: "A
liberdade do cristão" de 1520.
E o cristão luterano passa a fazer parte do número dos eleitos, não por que tivesse mudado de
vida, passado de pecador a justo, pois para Lutero o homem é predestinado para o céu ou para o
inferno e nada pode fazer para mudar a sua condição.
Na verdade, o cristão é justificado porque Deus já o predestinara à salvação. E como o cristão
sabe que está salvo? Através da riqueza material e do sucesso, que são os sinais de sua amizade
com Deus.
A busca da glória e da riqueza terrenas passa a ser a vocação - beruf, como explica MaxWeber -
o objetivo do protestante justificado, do cristão luterano. Começando pelos príncipes alemães que
roubaram as terras da Igreja, tornando-se tiranos civis e religiosos.
O cristão luterano é de fato uma caricatura do santo, que adquire sua liberdade não pela imitação
de Cristo e desprezo do mundo, mas pela libertação das prisões do demiurgo, como num rito
iniciático.
É uma espécie de consolamentum auto-impingido, mas sem a ascese dos cátaros, que é substituída
pela fé-confiança que liberta sem esforço (essa é a novidade de Lutero em relação às outras seitas
gnósticas que tentaram se passar por cristianismo: a substituição das obras pela fé como elemento
de salvação antecipada).
Portanto, os três princípios luteranos que norteiam os protestantismos são a versão cristianizada da
libertação das três prisões da Gnose, que ensinam como o homem deve libertar a divindade cativa
dentro dele.
Lutero cristianizou a Gnose.
Daíseu sucesso, daíseu apoio esmagador.
Pois os inimigos de Deus são muitos...
É claro também que os três "solæ" - quando praticados conscientemente - levam a um pecado
contra o Espírito Santo, que se chama presunção de salvação.
E só por isso já seriam censuráveis, pois ofendem a Deus de um modo irreversível.
Por isso, "Deus não está na sua Igreja", dizia são Francisco de Sales aos hereges suíços...13/01/13 Doutrina Católica
www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?story id=344 6/6
Em relação a sua última pergunta:
>>Eu também pretendo iniciar um estudo sobre a História a da Bíblia. Se o senhor puder me dizer
algumas informações sobre o concílio farisaico de Jâmnia, a formação do Cânon bíblico e a ação
da Igreja nesta formação, o uso da Septuaginta por parte dos apóstolos e primeiros bispos após
eles, eu lhes agradeceria muito.
Se o senhor souber também de uma bibliografia que eu possa adquirir para estudar sobre esses
temas, eu muito lhe agradeceria também.
Há alguns artigos no site que tratam desse tema, peço que os consulte.
Convém consultar também as obras do jesuíta Jose O´Callaghan, grande autoridade no assunto,
tendo vários livros publicados.
In Jesu et Maria
Marcos Liborio"

Endereço desta notícia:

http://www.doutrinacatolica.com/modules/news/print.php?storyid=344

4 comentários:

  1. Olá Mirian!

    Costumo ler alguns posts seus, muito legal sua iniciativa!

    Gostaria de saber por que você discordou da análise?
    Eu vejo na análise algumas coisas que acontecem no meio protestante.
    Gostaria de saber sua opinião.

    ResponderExcluir
  2. Jefferson, eu costumo dizer que, em matéria de religião, eu não tenho opinião. O que a minha opinião significa? Nada,nem para mim. Isto é para santos e para grandes teólogos, que rezam, refletem e interpretam as Sagradas Escrituras e nos transmitem o legado da Tradição. A grosso modo, entretanto, eu posso dizer que, na minha opinião, protestante não é adorador do capeta nem irá inexoravelmente para o inferno pelo fato de ser protestante. Entre a opinião de Marcos Libório e a reflexão de Joseph Ratzinger, esta última é incomparavelmente mais profunda, mais fundamentada, mais consistente, refinada e coerente com os fundamentos do cristianismo.

    ResponderExcluir
  3. Salve Regina, Mater Dei!
    Primeiro: largue o maldito exagero no respeito humano. Os protestantes nasceram na revolta, no orgulho e na cobiça. Cada um, quando discorda do outro, funda a sua própria igrejola, formando assim uma monstruosa hidra. Hidras são monstros mitológicos da crendice grega que, sabiamente utilizava esses símbolos para entender a realidade, algo bem pré-filosófico. Hidras são serpentes. Vejamos o que Nosso Senhor falou a serpente no Edem: Colocarei entre ti e a mulher inimizade (descendência), ela pisará na tua cabeça e tu te feriras o calcanhar. Você católica, não preciso dizer que a mulher aí dito é Nossa Senhora. Nossa mãe não tem inimigos mais baixos e obstinados que os protestantes. São Luís Montfort, no seu livro Segredos do Rosário, diz com muita propriedade que um filho do diabo (inimigo de Nossa Senhora) prefere carrega uma serpente do que um rosário. Uma serpente carregando outra é uma boa analogia. Um reforça no outro seus enganos, um fortalece seu veneno e do outro contando mentiras e caluniando Maria Santíssima e Sua Igreja. E vc os defende. Segundo: se tem tanto amor por eles reze por suas conversões (ou acha que eles tem o direito máximo, acima da Vontade de Deus, em esta no engano e mesmo assim gozarem no final da boa aventurança?), reze para que o exodo que sofremos de pessoas ou rebeldes ou ignorantes para suas igrejolas acabe. Reze para que, mesmo de coração mais duro reconheçam que estão em rebeldia contra o Senhor, que instituiu Sua Igreja em São Pedro, e que as portas do Inferno não prevaleceram. Com tudo que digo, acredito certamente que você entendeu claramente o que o Marcos quis dizem (e com muita propriedade) sobre esse inimigos de Maria, pois já dizia Santo Agostinho: há duas cidades, uma contra a outra. A Cidade de Deus, onde se é desprezado o homem por amor máximo de Deus (Igreja Católica com seus santos); e a Cidade dos Homens, que desprezar Deus para glorificar o homem (todos os anticatólicos, os protestantes com seu orgulho no engano). Paz e graça!

    ResponderExcluir
  4. "Pelos FRUTOS os conhecereis!". Basta observarmos as obras e os efeitos do Protestantismo na História para determinarmos se são bons ou maus frutos. Ora, se somos Católicos Apostólicos Romanos, e rezamos o CREDO (Creia na Santa Igreja Católica...) não podemos (por definição) admitir outra fé que não a da única Igreja que contém 100% da Doutrina da Salvação prometida. O resto é com Deus. De nossa parte, basta crermos, rezarmos e estudarmos DENTRO dessa única fé, deixando claro em que cremos e no que NÃO cremos. E o protestantismo, definitivamente, NÃO crê como nós.

    ResponderExcluir