quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

El Greco


            Eu estive na Casa de El Greco e é indizível a impressão e expressão dos rostos/olhares das pinturas. Eu li que El Greco ia aos manicômios e reproduzia nos seus quadros os rostos e olhares que lá encontrava. Expressões de êxtase, os loucos de Deus. 

    Falo assim, mas eu não entendo nada de nada, muito menos de pintura. Eu olho, procuro aprender um pouquinho sobre e tenho paixões. El Greco é uma (acho que eu gosto até mais do que de Caravaggio, alguém pode dizer isto?). Outro amor perdido é Cézanne. 

     Quando morei na Itália, entre início de 85 e meados de 88, eu viajei muito e conheci cerca de 200 cidades européias. Eu tinha de escolher: ou passava este tempo dentro de museus ou conhecia a Europa, que já é um museu a céu aberto. 

     Eu não gosto de 'correr' museu, gosto de ver demoradamente museu. Com a quantidade deles que tem por lá, uma vida é pouco para conhecê-los. (Eu ainda tive uma filha, que nasceu a Torino, imagina ver museu com um bebê que mama de toda em toda hora hehe?).

      Assim é que a Casa de El Greco foi um dos (poucos) museus em que eu estive para ver, demoradamente, por longo tempo. Não sei se gosto muito porque vi, ou se fui ver porque gosto muito. E viveria naquela casa a vida toda. 

      Este vídeo é muito bonito, pecado que não mostra "As lágrimas de São Pedro", um dos mais belos quadros do pintor, e que me fez passar uma eternidade diante dele.

http://wwwpoetanarquista.blogspot.com.br/2011/04/pintura-el-greco.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário