segunda-feira, 4 de março de 2013

(a título de pequena ajuda ao Espírito Santo)


       Eu li um artigo* do sociólogo italiano, Massimo Introvigne, sobre o aumento de crimes de ódio e perseguição a cristãos na Europa. Não na África, ou na China, ou Oriente Médio, mas em países europeus, como Áustria, Slovênia e Alemanha, com registros de agressões físicas a cristãos e sacerdotes, igrejas incendiadas e imagens de santos decapitadas. Na França, ações anti-cristãs se dão principalmente em razão da reação ao casamento gay. 

        Fatos como estes, que revelam a descristianização da Europa, podem pesar bastante na eleição do cardeal italiano Angelo Scola como sucessor de Bento XVI. As políticas laicistas (aborto, eutanásia, casamento gay etc) que a Europa vai adotando têm reflexo e impacto muito forte no Terceiro Mundo. É aquela história:"todos os países civilizados, desenvolvidos e modernos já adotaram, logo, nós também temos de adotar estas modernidades."

       Reagir à descristianização da Europa pode fazer maior bem ao catolicismo do resto do mundo que eleger um papa africano, latino- americano ou filipino. E Scola é um homem do povo, com uma ação pastoral que tem levado a um número grande de conversões e volta à Igreja. É culto, conhece os meandros do Vaticano (para reformar a Curia), da política italiana e é muito próximo teologicamente a Bento XVI. 

       Eu referi-me às palavras (premonitórias?) de Papa Ratzinger na última visita ad limina dos bispos da diocese de Milão: "a Lombardia dever ser o coração religioso da Europa".

       À parte a sinceridade das limitações físicas, Bento XVI também deve ter pensado que, com ele vivo, ali pertinho, é mais difícil o conclave aprovar um nome 'novidadeiro', que surpreendesse ao próprio papa ou significasse una svolta no rumo de seu pontificado.

      A sua decisão de permanecer dentro do Vaticano poderia indicar o seu empenho em que o próximo papa dê continuidade ao que ele e João Paulo II começaram.

*http://www.tempi.it/ce-unondata-di-crimini-dodio-contro-i-cristiani-e-la-chiesa-cattolica-in-europa#.UTTINzA3uVI

Nenhum comentário:

Postar um comentário