sexta-feira, 8 de março de 2013

Conclave: e se for verdade?


Deu no jornal:
"Hoje, o presidente da Conferência Episcopal Americana, cardeal Timothy Dolan, publicou uma carta para contar a seus fiéis as suas impressões do conclave em Rom
a. O cardeal começou com o humor que o caracteriza: "Vocês me fazem falta. Passaram-se dez dias desde que eu deixei a diocese e, como diz aquela velha canção: 'Eu quero ir para casa'. Vocês me fazem falta, principalmente no dia de San Patrick, a festa do patrono de nossa maravilhosa diocese".
Dolan conta que procurou, mas não encontrou, nem pão irlandês, nem carne de novilho, nem whiskey, ainda que, "fique claro, eu amo a comida e o vinho romanos". Em seguida, os agradecimentos pela orações, "pois precisamos delas, nós percebemos isto. Continuem rezando", a fim de que "unidos aos apóstolos e à Mãe de Jesus, que estavam fechados no Cenáculo, aguardemos o supremo dom do Espírito Santo! Isto está acontecendo de novo agora."
O QUE FAZEM OS CARDEAIS. "Seguramente - escreve Dolan - rezamos muito. Cada dia começa com a mais eficaz das orações, o sacrifício da Santa Missa. Durante as sessões, recitamos o divino ofício, começamos cada encontro com a antiga oração à terceira pessoa da Santíssima Trindade, o Veni Sancte Spiritus".
O cardeal fala do Angelus e dos momentos de adoração eucarística. "Vocês se surpreenderiam se soubessem que passamos muito do nosso tempo discutindo sobre a oração, o ensinamento da fé, a celebração dos sete sacramentos, sobre como encontrar os fiéis que abandonaram a Igreja, sobre como cuidar dos doentes e dos pobres, mas também sobre como manter as nossas esplêndidas escolas, os hospitais, as organizações de caridade; sobre como encorajar nossos irmãos padres, os bispos, os diáconos, as mulheres e os homens consagrados, sobre como dar suporte aos nossos pastores - e tirar deles o melhor - e das nossas paróquias; formar os nossos futuros padres da melhor forma; amar os nossos casais e as famílias, e defender a dignidade do matrimônio; protegendo a vida onde ela corre mais perigo, através da guerra, da pobreza e do aborto".
O NOME MAIS COTADO - É assim, explica o cardeal. "Talvez isto não lhes parecerá verdadeiro, visto que o mundo da rua pensa que passamos todo o tempo a falar da corrupção no Vaticano, de abusos sexuais e de dinheiro". Se "estes assuntos surgem? Sim". Se "dominam as conversas? Não".
O cardeal prossegue falando de uma jornalista que encontrou em Roma e que lhe perguntou se o novo Papa fará grandes mudanças. Ele respondeu que sim, "ela pareceu surpresa, mas pelo menos, eu prendi sua atenção. E assim fui adiante, esclarecendo que a Igreja vive um período de grande mudança, literalmente, uma mudança do coração humano, que Jesus chama penitência e conversão. O dever do bispo de Roma é conservar a fé, a verdade que Deus nos revelou, especialmente através de seu Filho, Jesus, fielmente transmitida por sua Igreja nestes dois mil anos e de renovar o convite de Jesus à conversão do coração".
Dolan conclui: "Se tratamos de nomes? Claro. Mas o nome mais cotado é aquele santo de Jesus. Podem vocês próprios pronunciar o Seu nome e pedir-Lhe que nos conceda a sua graça e a sua misericórdia. Grato. "


http://www.tempi.it/conclave-il-cardinale-dolan-scrive-ai-fedeli-lo-sapete-qual-e-il-nome-piu-quotato#.UTpCUBw3uVJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário