segunda-feira, 18 de março de 2013

Francisco e Bento: a mesma Igreja, o mesmo Senhor

      
      Bobagem achar que Francisco quer varrer da Igreja todos os símbolos da autoridade majestática do Papa. Ele ofenderia, não Bento XVI, mas a Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem ele representa e ama e por quem ele daria a própria vida. É um Soldado de Cristo, todo jesuíta é. 

      Francisco só está mostrando que a Igreja dele, que é a mesma de Bento XVI e de todos os seus predecessores, também pode ser assim, mais despojada e menos protocolar. Bento XVI restituiu a solenidade e a beleza da tradição litúrgica, e revelou os tesouros teológicos da Igreja. Nada disto se perderá, a Igreja se enriqueceu.

      Joseph Ratzinger foi o papa da humanidade e da razão. Foi amado pelo povo de Deus, como o será o Papa Francisco. Este, contudo, quer falar com gestos mais simples, que o povo compreende sem dificuldade. Gente humilde nem sempre entende que toda a pompa da Igreja não é para o papa, mas para o Rei do Universo. 

      Não há ruptura. Convém não esquecer que o povo que lotou a Praça São Pedro para saudar Papa Francisco estava lá porque Bento XVI os atraiu, com seu pontificado abençoado por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário