quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Gente humana ou mané?

           Humanos bonzinhos ficaram chocados que tenhamos aplaudido a (re)ação do policial, ao meter bala no bandidinho escroque que, armado, tentou roubar a moto do vigia, na Zona Leste. Diziam-nos ser condenável exibir fotos de bandidos baleados "como troféus". 

           Até parece. Hoje, os corpos baleados que recheiam as páginas de jornais são dos cidadãos de bem, as vítimas dos bandidos. Quanto a 'esquadrão da morte', justiceiro da própria polícia, este para mim é bandido. Não dou a outro bandido (o 'justiceiro') o direito de fazer justiça. É como achar legal que o estuprador seja morto pelos outros bandidos. Eu sei que é lá uma 'lei' deles, não tenho como impedir. Mas bandido não tem o direito de fazer justiça. Bandido tem que cumprir a pena que recebeu pelo crime que cometeu. Só. 

         O perigo é essa aura de 'coitadismo' que envolve a bandidagem. Na época da Grande Depressão nos Estados Unidos, em que milhões de pessoas entravam nas filas para receber um prato de comida, os índices de criminalidade eram baixíssimos. 

         No Brasil, hoje, ninguém passa fome (claro, há os bolsões de miséria, eles sempre existem), mas há toda uma rede de proteção criada pelo governo, por igrejas, por instituições assistenciais, que funciona de verdade. Nego está no crime porque quer. Chato termos que admitir, não é? Mas é verdade. Este crime, filmado em tempo real, o prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário