quinta-feira, 11 de setembro de 2014

OdeC, a foca* das galáxias

       "Sendo apenas um professor e morando no campo, visto-me como um trabalhador manual e estou muito contente com isso".(Olavo de Carvalho)
      

       Uai, mas Olavo de Carvalho não é jornalista, que se apresenta às autoridades americanas como 'correspondente do Diário do Comércio em Washington'? Por que será que ele omite neste mesmo curriculum que é professor de Filosofia num curso online com mais de dois mil alunos inscritos, ao custo de trinta dólares por mês?
      

       Sobre o assunto, convém esclarecer: eu não estou discutindo documento de Olavo de Carvalho para entrar ou permanecer nos Estados Unidos. Eu estou dizendo e repetindo que Olavo não é correspondente do Diário do Comércio em Washington, nem nos Estados Unidos, nem em lugar nenhum. 

      Olavo não faz trabalho de correspondente, não tem fonte nos Estados Unidos, não entrevista ninguém, não vai a Washington nem para ver a posse do presidente, como 'povo em geral'. E mais: o Diário do Comércio não existe. É um jornaleco sem a menor importância. 
      
       Ser correspondente do Diário do Comércio e falar em 'alto privilégio no jornalismo nacional' é delírio e dor de cotovelo de quem sabe que não tem qualquer relevância na imprensa brasileira. Olavo de Carvalho quer fazer crer que é Paulo Francis. Acontece que Francis foi correspondente em Nova Iorque de alguns dos maiores veículos de comunicação do País: a Folha de São Paulo, O Globo, o Estadão e a Rede Globo, além do Pasquim. 

     Só um sujeito complexado e invejoso como o Guru de Varginha escreveria esta estupidez, falando de si mesmo: "A condição de correspondente que está livre para escrever sobre o que quiser, sem obrigação de cobrir os acontecimentos do dia ou fazer entrevistas, é um alto privilégio no jornalismo nacional". Qua qua quá.

     
     E quer saber mais? Eu tenho cá minhas dúvidas se Olavo de Carvalho é mesmo contratado pelo Diário do Comércio como "correspondente'. Vai ver ganha como freelancer, por artigo que escreve. E não deve ser muita grana não.


    Vamos falar sério, Olavo de Carvalho é apenas um colunista do Diário do Comércio que mora na roça, na Virgínia/EUA e que escreve sem que para isto seja necessário morar lá. O fato de Richmond ficar a menos de 200 KM de Washington não muda em nada o fato de que ser 'correspondente' é tutta un'altra cosa.

     E o Diário do Comércio é nada, é o jornal da Associação Comercial, sustentado pela publicação obrigatória dos balancetes das empresas em veículos de comunicação. O DC não tem qualquer importância, relevância ou influência. Levanta a mão aí quem lê o Diário do Comércio?

Foca: repórter principiante e sem experiência. Figura protagonista do mais rico folclore do jornalismo.

5 comentários:

  1. Quanta ignorância, burrice e má vontade! Não há menção ao Curso Online de Filosofia porque este simplesmente não existia na ocasião que o currículo foi elaborado. E, como o Olavo não é um caipira que vê em seu currículo lattes a expressão máxima do que ele é ou jamais poderá se tornar, o currículo nunca foi atualizado e abastecido desde então.

    Também fica patente sua pouca informação sobre o Diário do Comércio, um jornal lido pelos empresários dos mais distintos setores de São Paulo. Não é jornal para as massas, é jornal segmentado, para gente que tem de fato voz e vez na economia brasileira.

    Reduzir o papel de corresponder ao de um reporterzinho de quinta também é sinal de que a senhora desconhece por completo como grandes jornalistas são enviados a outros países para interpretá-lo e não para noticiar as miudezas da política eleitoral. De Tocqueville a Foucault, de Alain Peyrifitte a Hardt, há um enorme número de estudiosos sérios que desempenharam ou desempenham essa função.

    ResponderExcluir
  2. Miriam, já fui aluno do professor. Do nada, fui excluído do curso online de filosofia, mesmo estando em dia com as mensalidades do curso. Aliás, eu havia renovado dias antes a assinatura, isto é, dias antes que a mesma expirasse, quando fui bloqueado. Paguei e fui bloqueado logo em seguida. Mandei duas mensagens para tentar resolver o problema, mas fui ignorado. Nunca tive um retorno e permaneci excluído do cof até hoje. Isso ocorreu logo após o episódio dos irmãos Velasco. Uma hipótese, que eu deduzi, para que eu tenha sido excluído se deva, talvez, ao fato de eu ter feito uma pergunta ao Carlos Velasco no site do mesmo, e o Olavo, casualmente, possa tê-la lido, ainda que esta pergunta não tivesse nada a ver com o episódio envolvendo os dois. Era sobre algo completamente distinto. É a única explicação pertinente que tenho para isto. Nunca postei alguma mensagem no Facebook do professor ou em outra rede social, muito menos de algum de algum oponente dele, a não ser a pergunta no site do Carlos Velasco. No entanto, a minha exclusão do cof sem motivos claros ou justificáveis permanece como algo nebuloso.

    Depois dessa minha exclusão do cof, analisando muitos dos detalhes das denúncias do Carlos Velasco no site do mesmo, dos seus argumentos, das provas apresentadas, vi que aquilo fazia sentido.

    Não sou fanático. Desde que sejam apresentadas evidências irrefutáveis contra um argumento que eu defendia antes, não posso continuar a defendê-lo. Busco sempre a verdade acima de tudo. Cristo é a Verdade.

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta, a qual nunca consegui obter, por mim mesmo, uma resposta satisfatória ou convincente: por que motivos o professor Olavo sempre alegou não ter feito um curso superior, aqui no Brasil, ou pós graduação, supostamente por não querer ter seu diploma assinado por gente a quem considera inferior intelectualmente, mas não ter cursado graduação, mestrado e doutorado nos EUA, se ele teve tempo suficiente para isso, já que está naquele país há cerca de dez anos? O Olavo teria como fazer tudo isso com brilhantismo em pouco tempo, pois capacidade ele tem de sobra. Seria uma forma de dar uma resposta aos seus detratores, que o acusam de ser filósofo sem diploma. Não seria admissível pensar que lá também só teria gente inferior, intelectuamente, ao Olavo. Ou será que em Harvard, Princenton, MIT, Stanford, Yale, Columbia, California-Berkeley,Chicago e em outras tantas universidades norte-americanas de renome, não existiriam professores à altura de comporem uma banca de defesa de monografia, dissertação de mestrado ou tese de doutorado do Olavo?

    Se me puder responder isso, fico agradecido a você.

    Nunca perguntei isso diretamente ao Olavo, pois, com grande probabilidade, o mesmo se ofenderia com a pergunta. Depois que fui bloqueado no curso, aí que não teria mesmo por que fazer, já que fui excluído do curso sem nem ao menos saber por quais motivos.


    Apesar de ter sido excluído do cof, sem motivos justificáveis, sou e serei sempre grato ao Olavo pelas excelentes aulas que tive no cof. Muito do que passei a conhecer sobre o movimento revolucionário aprendi com ele, lendo seus artigos no MSM. Não guardo rancor ou mágoa por ter sido banido do cof sem ter dado motivos para isso. Apenas fiquei chateado, por óbvias razões. Paciência, a vida segue.


    Um abraço

    Luiz Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Caro Luiz, há "males" que vem para BEM! De fato, só no Cristo-Jesus há o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com você Richard! Somente em Cristo podemos encontrar o CAMINHO, A VERDADE e a VIDA!

    ResponderExcluir
  5. Tudo quanto é comunista aqui do Brasil odeia Olavo de Carvalho mas MORREM DE INVEJA dele em poder viver no "imperialismo" com todas as honras do mais alto grau do green-card, especial apenas à pessoas notadamente diferenciadas intelectualmente e com o aval de seus trabalhos.
    Eu aconselho à Dna Miriam deixar de lado o nobre professor fumante contumaz e prestar mais atenção no que acontece em seu entorno, muito proximo até de sua casa. Que feio DnaMiriam, mas OdeC é apenas UM UNICO HOMEM, uma unica voz do mundo conservasdor que atualmente se insurje levando consigo uma legião de pessoas indignadas com os desmandos governamentais no nosso pais, com a roubalheira e com a incompetencia generalizada no Brasil. Nós somos apenas um "esgoto" comparado aos EUA, portanto, conforme-se, assim como eu, em viver nas trevas, pois o paraiso não é para qualquer mortal

    ResponderExcluir