terça-feira, 26 de abril de 2011

Os males do cigarro e a nota de três reais

     Nós, os civilizados, cultuamos os hábitos sábios, sadios e ecologicamente equilibrados dos povos tradicionais, dos índios e das comunidades ditas primitivas. Afinal, eles dominam os segredos da natureza e seus saberes devem ser apre(e)ndidos, respeitados e repetidos por nós, não é assim?
    Pois bem, será que os anti-tabagistas sabem que o tabaco e o hábito de fumar nos foram ensinados pelos índios, que praticaram desde sempre o tabagismo, sem qualquer conseqüência sanitária que indicasse malefícios desastrosos? A ciência tem capacidade de averiguar e dizer se as populações indígenas morriam de câncer ou de males relacionados ao pulmão. Não, não morriam.
    A verdade é que os dados sobre os males do tabaco são fraudados e mentirosos. As pesquisas que "provam" que o cigarro mata são tão verdadeiras como uma nota de três reais. São, em sua maioria, financiadas por dinheiro de empresas da ou ligadas à industria farmacêutica, interessada na venda de medicamentos para 'ajudar' a parar de fumar.
    Na Califórnia, o consumo de cigarro foi reduzido para 1/3, ao mesmo tempo que a ocorrência da asma aumentou. Ora, se uma é causa do outro, como se explica o resultado da pesquisa? Não se explica, porque não há relação de causalidade. Alguém ficou sabendo desta pesquisa ou ousou dizer que não era séria?            
    Qualquer pessoa que morra de qualquer doença e tenha fumado, aparece nas estatísticas como vítima do tabagismo. Assim, até eu.

5 comentários:

  1. desculpe a exposição da minha ignorante opinião..

    mas será que um produto natural como o fumo, acrescido de inumeras substancias quimicas e toxicas, ao ser queimado e aspirado pulmão a dentro não causaria qualquer maleficio a saúde?
    Se for assim, pq resulta em dependencia quimica?
    por que proibi-lo durante a gestação e impedir a venda para crianças?
    Será que não mata mesmo? Ou será que não agrava seriamente o desenvolvimento e a aceleração disso?
    Qual estudo mostra isso?

    E se é tão inofensivo, por que quando eu fico perto de fumante tenho enxaqueca e agravamento de asma, alem de falta de ar, coriza, ardencia nos olhos?

    Lutar pelo direito de ser livre e fumar o qto quiser é uma coisa certa, mas nao me parece inteligente usar argumentos de que é um hábito saudável...

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Eduardo e digo ainda que, como jornalista, você não deveria fazer este tipo de apologia, cara amiga!
    Me decepciona muito ler um texto tão bem escrito que defende tal hábito. Parece-me uma justificativa para seus hábitos, em resposta a uma crítica.
    Se essa é uma opinião sua, guarde-a para você. Eu sou ex-fumante e posso dizer que me livrei de inúmeros problemas de saúde.
    Criticar texto alheio você sabe muito bem, mas aceitar críticas é muito mais difícil, não é?

    ResponderExcluir
  3. Eduardo e Meirinha, eu sou ex-fumante e não voltaria a fumar, principalmente pela 'escravidão' a que o vício nos submete. Eu senti-me melhor quando parei de fumar e voltei a sentir o sabor dos alimentos de forma mais acentuada. O que eu quis dizer no texto é que há total desonestidade na abordagem dos males do tabagismo. Li na Veja, recentemente, uma matéria (patrocinada por um medicamento que ajuda a parar de fumar sic), informando 'cientificamente' que as 'substâncias mortíferas' contidas na fumaça do cigarro podiam passar através das paredes dos apartamentos e afetar (fumo passivo) os moradores dos andares de cima, de baixo e do lado. Eles escrevem e publicam coisas assim, sem corar! Meu pai fumou a vida inteira, desde os 13 anos, cigarro forte, sem filtro. Parou de fumar ali por volta dos 75 anos. Aos 79 anos, teve um AVC, felizmente sem sequelas mais graves além de perda parcial de movimento na mão e perna direitas. Quano ele teve o AVC, a lorota entre os anti-tabagistas da família é que foi consequência do cigarro. É mesmo?! Ter um AVC aos 79 anos é absolutamente previsível e possível. Agora, explica como é que o pulmão de meu pai não está ruim? Ele não tem nem pigarro, não tem resfriado, tosse, catarro, falta de ar, anda, faz ginástica nos aparelhos de fisioterapia e não sente cansaço além do que seus 82 anos (agora) implicam. Fumar pode e deve fazer mal de alguma forma. Mas do que jeito que alardeiam? Não.

    ResponderExcluir
  4. Fumei 50 anos, três maços por dia e parei sem me tornar um tabachato. Quando alguém me diz que vai parar de fumar, digo como foi que parei, mas não faço discurso contra fumantes nem os discrimino. Porque se quem fuma morre, quem não fuma também morre. Mas acredito que haja relação entre cancer do pulmão ou garganta com o fumo - como também há com trafegar atrás de ônibus que solta fumaça e respirar as emanações de asfalto em dia de calor.

    Esse pessoal que faz cara feia quando alguém acende um cigarro ao ar livre é que deveria ser discriminado. Por outro lado... não acho que se deva fumar em presença de velhos ou crianças ou em ambiente fechado.

    Hehe: sou alérgico à perfumes. Tenho falta de ar com todo e qualquer perfume, mesmo que não o sinta. Não fico no mesmo elevador com alguém perfumado. Pois é, nesse caso me acusam de "frescura". Por isso, respeito quem não gosta, mas também não gosto do discurso sistemático - que faz tanto mal quanto a fumaça.

    ResponderExcluir
  5. Impressionante como você "molda" os fatos a favor de suas opinião. Estes e outros textos são ridiculamente arbitrários e vis. Você mente sim (como disse no outro texto), e sabe que está mentindo e acha que uma retórica bonitinha e comentários pretensamente contundentes vão lhe dar algum respaldo ou crédito. Engana-se, não vai ganhar no grito! Pelo menos não aqueles com algum grau de sensatez e honestidade intelectual.

    ResponderExcluir