sábado, 5 de maio de 2012

Ouro para o neto de Adhemar Ferreira da Silva

     








(clique na imagem para ver maior)


           Diego Menasse, neto do mitólogico Adhemar Ferreira da Silva*, merece medalha de ouro em coragem. Contra (quase) todos, ele diz que é contra as cotas para o ingresso de negros nas universidades. No lugar de cotas, quer mérito.
 Como o seu avô, atleta negro bicampeão/medalha de ouro em salto triplo nas Olímpiadas de  Helsinque, em 52 e de Melbourne, em 56, e imortalizado no Hall da Fama do Atletismo, em 2012, Diego tem um pé no futuro, enxerga longe.
    Ele sabe que cotas para negros são injustas pois "
 excluem índios, pardos e adjacentes.... ". 
Para Diego Menasse - filho da cantora e atriz negra, Adyel Silva, e do professor e escritor nascido em Viena, o judeu austríaco Robert Menasse -,  o lema é: "Cotas para quem não pode pagar, SIM. Cotas para uma etnia, não." 
    Como ele deixa claro no exemplo da ponte e do engenheiro negro, cota é tiro pela culatra, vai criar racismo onde não tem.  É só parar um pouco e pensar com discernimento e antevisão. Não vai demorar muito e, provavelmente, assistiremos a esta cena:

    Uma pessoa entra num consultório e é atendida por um médico negro. Ela fica em dúvida: será que ele entrou na universidade porque tinha capacidade e mérito próprios ou entrou pelo sistema de cotas?  Na dúvida e por não querer correr riscos, em vez de realizar a consulta, ela dá uma desculpa e sai.
    Antes da cota, esta mesma pessoa não fazia qualquer restrição à raça, cor ou etnia. Agora, quando ela vê um profissional negro, lembra da cota e não quer os seus serviços. Conclusão: as cotas não incluem, excluem.   
    Bravo, Diego, és corajoso. Quem sai aos seus não degenera. Adhemar ferreira da Silva teria orgulho de ti. Nas palavras de quem te conhece, tu entendes que não precisas de cotas, tens  teu orgulho, podes conquistar o que quiseres por teus méritos, ser herói da tua própria história.
    Eu também acredito nisto, eu acredito em ti.

       



"A coisa que mais me inspira em relação ao meu avô é que ele provou que o ser humano tem a capacidade de fazer tudo que quiser." (Diego Menasse) 

* Adhemar também foi um escultor formado pela Escola Técnica Federal de São Paulo (1948), Educação Física na Escola do ExércitoDireito na Universidade do Brasil (1968) e Relações Públicas na Faculdade de Comunicação Social Cásper Libero (1990). Foi adido cultural na embaixada brasileira em LagosNigéria, entre 1964 e 1967.
Em 1956, foi ator na peça Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes e no filme franco-italiano Orfeu Negro, de 1962, feito a partir do texto teatral, que venceu o Oscar de melhor filme estrangeiro.
No escudo do São Paulo Futebol Clube, as duas estrelas douradas que estão na parte de cima foram adotadas em sua homenagem. Elas se referem aos recordes mundiais batidos por ele nas Olimpíadas de Helsinque em 1952 e nos Jogos Panamericanos da Cidade do México em 1955. Adhemar Ferreira da Silva se transfere para o carioca Club de Regatas Vasco da Gama em 1955 e por ele encerrou sua carreira em 1960. Vencedor até a sua última prova, encerra sua última competição oficial como campeão carioca no salto triplo com a marca de 15,58 m, disputada no Complexo Esportivo do Maracanã em 1º de outubro de 1960.
Os saltos de Adhemar inauguraram a mitológica tradição brasileira nas provas de salto triplo. Depois dele, surgiram Nelson Prudêncio (prata na Cidade do México em 1968 e bronze em Munique 1972) e João Carlos de Oliveira, o João do Pulo (bronze em1976 e 1980).
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adhemar_Ferreira_da_Silva

6 comentários:

  1. Diego Menasse é tão ignorante quanto você!

    Haja!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kell,
      Podemos conversar por horas a fio sobre isso sem a necessidade da palavra "ignorante" ao meu respeito...
      Alias, me surpreende muito uma estudante de Pedagogia, chamar alguem de ignorante antes de conversar a respeito!

      Excluir
    2. Você sabia que existem brancos(fenótipo) cotistas? Acho que o sistema de cotas ainda não foi bem explicado para a sociedade. Sou contra as cotas, mas a imensa maioria das pessoas só lembra das cotas para negros e esquece de alunos oriundos de escola pública também possuem cotas em várias universidades do país, independente de cor ou feição. Qual a justificativa para duvidar da capacidade de um médico negro, se médicos brancos também podem ter sido cotistas? Com a palavra você, Diego Menasse e a nobre blogueira, Mirian Macedo.

      Excluir
  2. Puis é, né? Os idiotas PeTralhas tarefeiros partidários e os PeTelhos, inocentes úteis, é que são ischpééértosh, não?
    .
    Para não variar, apenas vociferam, zurram, cacarejam e roncam. Argumento, dado com expertise e educação, jamais!
    .

    ResponderExcluir
  3. Mais um do nosso lado, Mírian. Nós negros somos tão capazes como qualquer um de outra etnia. ;)\o

    ResponderExcluir
  4. Poxa, eu nem sabia que um Post meu havia gerado um texto em um Blog e nem gerado uma "polemica"...
    Sou contra cotas sim...Seria a favor de cotas, se fossem dividas IGUALMENTE entre todas as Etnias...Mas daria trabalho d+, creio.
    Kell, desculpe, não sou Ignorante...Imagine se essas cotas se expandissem para o Esportes e para as Artes..???
    Sei la...A capacidade vai alem da etnia.

    ResponderExcluir