sábado, 16 de junho de 2012

Paulo Freire? É assim que se faz

         O livro 'Pedagogia do Oprimido', de Paulo Freire, foi banido das escolas públicas do Arizona, nos Estados Unidos, em cumprimento à lei estadual, que considerou o livro de Freire , e os de Elizabeth Martinez, Rodolfo Corky Gonzales, Arturo Rosales, Rodolfo Acuna e Bill Bigelow, “doutrinadores” e “portadores de um único ponto de vista”.


         O secretário da Educação do Arizona, John Huppenthal, decidiu proibir os livros ao notar, numa visita a uma escola em Tucson, que Che Guevara era tratado como um herói, inclusive com direito a pôster numa das salas de aula, enquanto que Benjamin Franklin era considerado racista pela turma. 


         Huppenthal julgou intolerável que o termo “oprimido” do livro de Paulo Freire fosse inspirado no Manifesto Comunista de Marx e Engels, “que considera a inteira história da humanidade uma batalha entre opressores e oprimidos”.

2 comentários:

  1. Faltou citar a fonte, e o restante da reportagem:

    http://www.brasildefato.com.br/node/8825

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jean Marconi, o restante do texto é prova de que o método do'pedagogo' Paulo Freire ensina doutrinação e faz lavagem cerebral. Tu e o professor-jornalista que escreveu o texto são duas vítimas deste método; percebeste ou precisa desenhar?

      Excluir