quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Caetano Gonçalves de Macedo, meu avô.



     Vovô Caetano era um homem de inteligência exuberante. Seu raciocínio para a matemática impressionava, ele tinha uma capacidade inigualável para empreender.


    Nasceu pobre, tornou-se um grande fazendeiro e foi prefeito de Coração de Jesus/
MG por nove anos. Modernizou a cidade, construindo, na década de 50, até um campo de pouso para aviões (que as línguas ferinas e maledicentes apelidaram de 'campo de futebol' hehe).


    Mamãe conta que, certa vez, lá pousou um avião com belos pilotos americanos, as mães da cidade ficaram encantadas com a possibilidade de arranjar um casamento para as filhas e garantir herdeiros louros de olhos azuis que falavam inglês.


       Refinado, meu avô nada tinha em comum com coronéis toscos e endinheirados. Ele andava sempre de terno de linho branco (Montes Claros, onde ele veio morar no final da década de 50, é muito quente) e chapéu panamá. 


       Morreu dormindo em sua cadeira de balanço ao lado da janela que dava para uma videira enorme, no jardim da casa. Ele também gostava de rapé e colecionava moedas de ouro.






    A família de meu pai era a coisa mais próxima dos Kennedy que eu conheci. Caetano Gonçalves de Macedo era o chefe do clã, o patriarca.

* Meu pai é o último à direita na foto; atrás, minha mãe, de cabeça baixa (ela justifica o gesto por sua preocupação com um filho que estava doente. Mas poderia ter levantado a cabeça, a foto é para sempre
.

3 comentários:

  1. Oi Mirian sou tua prima Solilde, filha de Ildeu e coloquei essa postagem no site da família no MyHeritage.

    ResponderExcluir
  2. Solilde, grata surpresa. Gostaria de ter o link da página onde publicaste o texto. Vou mergulhar nas histórias de família. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. ok .Olhe em: http://www.myheritage.com.br/site-news-35197931/macedo-maestracci?filter=12
    Há muitas fotos dos Macedo no site

    ResponderExcluir