quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Bobagens sobre índio.


    
    A noção rudimentar de que, até o Descobrimento, os índios viviam na Terra Brasilis como se fossem Adão e Eva no Éden, antes da Queda, e que a vida era tal qual o filme Pocahontas, dos estúdios Disney, carece só de um pouco de leitura.

    O que havia aqui antes - e depois - de 1500 era a história humana em sua plenitude. Índio é ser humano. Muitas tribos que habitavam o território brasileiro há milhares de anos já não existiam quando aqui chegaram os primeiros colonizadores. 

    Elas simplemente desapareceram e a explicação para a extinção de etnias inteiras foram as guerras tribais, disputas por território, guerras de extermínio, domínio de uma tribo sobre a outra, escravização etc. Tudo isto aconteceu, ao lado e dentro de culturas material e ideologicamente sofisticadas, com organização social, política e religiosa desenvolvidas.

    A propósito dos índios do Mato Grosso, nestes tempos de tanto 'guarani-kaiowá de butique, cabe referência a Darcy Ribeiro em seu livro "Os índios e a civilização - A integração das populações indígenas no Brasil moderno". Diz o antropólogo:

    "Já antes dos primeiros contatos com os brancos, os grupos guaykuru manifestavam tendências para o domínio de outras tribos de caçadores e coletores e sobre os lavradores guaná. Estas tendências iriam crescer nos séculos seguintes, graças à adoção do cavalo e seu uso na caça e na guerra"

    O cavalo, introduzido pelos espanhóis, foi utilizado pelos guaykuru como montaria e como arma de guerra, através da qual puderam entrar em contato com tribos distantes e lhes impor vassalagem. Os Mbayá-Guaykuru atacavam e saqueavam não somente grupos indígenas, mas também povoados espanhóis e portugueses, e missões jesuítas, fazendo cativos em todos eles.

    Uma das fontes de crescimentno destes índios era o preamento (captura e 'domesticação' de crianças). Os guaykuru, por vezes, se aliavam aos espanhóis contra os portugueses; noutro momento, tornavam-se aliados de portugueses, contra os espanhóis.

5 comentários:

  1. Infelizmente o ocidental tem essa péssima mania de pensar no índio como o "bom selvagem", que ele não desmata, que ele respeita a natureza e que é bonzinho por natureza. Daí resulta nesses parque temáticos que são as rservas indígenas, os tais defensores do índio não deixam eles pensarem e agirem como gente, mas sim como animais.
    Parabéns pelos seus textos! Eu lia seus artigos no Escola sem Partido e no Midia sem Máscara, mas nunca atentei que a senhora tinha um blog. Irei acompanhar.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. É, difícil ler esse blog sem ter vontade de vomitar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vez de vomitar, responde, constesta, rebate, discorda, desmente.

      Excluir
  3. Tome PLASIL que passa!... E um pouquinho de cultura e tirar os antolhos diante dos olhos pode ajudar...e muito!

    ResponderExcluir
  4. Depois, pense quem está sendo preconceituosa!
    .
    Índio não quer apito nem verba da FUNAI! Índio quer TV em HD e filho "doutor"! E para quem gosta de "silvícolas" e o seu modo "puro" e "desinteressado" de vida, existiam antigamente no Museu do Ipiranga umas representações cênicas interessantes. Acho que já devem bastar, não?!
    .
    ÍNDIO É GENTE E BRASILEIRO!

    ResponderExcluir