sexta-feira, 16 de novembro de 2012

E as provas que condenaram Fujimori, cadê?


         Alguém aí sabe que provas contundentes e definitivas condenaram Alberto Fujimori*, confirmando o uso correto da Teoria do Domínio do Fato naquele processo? Todo mundo fala, mas ninguém explica. Eu fui atrás e comecei a descobrir.
   Zapeando pelo blog de Luis Nassifra, acabei achando um comentário muito interessante (feito por alguém que assina SCMarcos) a uma notícia sobre novo processo contra Fujimori (corrupção à imprensa). Diz SCMarcos:
         "Providencial esta postagem sobre Fujimori, por ter sido citado outro dia como exemplo de boa aplicação da  "Teoria do Domínio do Fato" por Roxin, que logo virou argumento para desmerecer o nosso STF.
            O domínio do fato no caso de Fujimori, tal qual no caso de José Dirceu,  também só foi comprovado através de depoimentos, nada mais. Alguns participantes do grupo Colina, que perseguiu os integrantes do Sendero Luminoso durante o governo Fujimori, em depoimentos afirmaram que "sabiam que Fujimori sabia e ordenava". Só isso. Nenhuma prova contundente também, nenhum vídeo, nenhum documento, nenhuma gravação. Por outro lado, muitos participantes do grupo, inclusive Vladimiro Montesinos, seu criador e comandante, afirmaram que tudo foi feito sem que Fujimori soubesse de nada.
           Por fim, é bastante interessante a similaridade com o que foi visto no julgamento de Fujimori e como está sendo visto o julgamento da AP 470. Lá como cá, os fujimoristas estavam convictos que se tratava de um perseguição política com vistas a eleição de 2011 e a possível eleição da filha de Fujimori, que inclusive foi ao segundo turno e perdeu por pouco para Humala. 
         Inclusive nos comentários lêem-se declarações que mais parecem de adoração a um ídolo do que a um ser humano qualquer, de como Fujimori acabou com o terrorismo e recolocou o Peru no caminho do crescimento, deu oportunidade a milhões de peruanos, etc., sem contar a afronta à Constituição e a comparação do Tribunal Federal do Peru a um circo da mídia, que cobriu o julgamento por longos 15 meses.
        Enfim, lá como cá, as paixões políticas se colocam acima da racionalidade cidadã. Uma pena.
       Quem quiser ler os comentários:

 O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi condenado a 25 anos de prisão por crimes contra os direitos humanos.  Em 1991, o grupo paramilitar conhecido como o esquadrão da morte Colina invadiu uma festa em Barrios Altos, bairro pobre do centro de Lima, e matou 15 pessoas suspeitas de terem vínculos com o grupo terrorista Sendero Luminoso. Em 1992, o esquadrão Colina sequestrou e assassinou oito alunos e um professor da Universidade La Cantuta, nas redondezas de Lima. O tribunal concluiu que Fujimori autorizou ambos os assassinatos, além dos sequestros do empresário Samuel Dyer e do jornalista Gustavo Gorriti.


Nenhum comentário:

Postar um comentário