segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Feio não é bonito

Centro comercial na Asa Norte em Brasília
Plano Piloto - Fotos de Clara Favilla


      










      

     Há uma maldição que parece pesar sobre as cidades brasileiras: elas são todas horrorosas.Olavo de Carvalho já tratou do assunto com originalidade e conhecimento. São Paulo, um século atrás, era um primor de arquitetura, elegante, refinada, criativa. Tudo foi posto abaixo. 

     Quem não sabe como é seu passado não pode saber o que quer para seu futuro. Qualquer cidade do interior do Brasil não guarda mais a memória de sua arquitetura. Encontrar alguma construção do ínicio do século é loteria. Não se preserva nada e o que substitui o antigo é de uma feiúra atroz. 

     Brasília, à exceção das obras arquitêtônicas de maior destaque, viveu o drama contrário: a maioria das casas e prédios nasceram feios e iguais, o tempo só os piorou, visto que não se pode tocar num tijolo. Nascer e viver cercado de coisas feias danificam a alma para sempre. Olavo de Carvalho escreveu:


     "Os gregos chamavam-no apeirokalia. Quer dizer simplesmente "falta de experiência das coisas mais belas". Sob esse termo, entendia-se que o indivíduo que fosse privado, durante as etapas decisivas de sua formação, de certas experiências interiores que despertassem nele a ânsia do belo, do bem e do verdadeiro, jamais poderia compreender as conversações dos sábios, por mais que se adestrasse nas ciências, nas letras e na retórica. Platão diria que esse homem é o prisioneiro da caverna."

* O titulo foi tomado emprestado de um álbum de Clara Favilla, que remete a um verso de Gianfrancesco Guarnieri, com música de Carlos Lyra)

2 comentários:

  1. Concordo plenamente. Na minha cidade, Uruaçu, interior de Goiás, derrubaram a igrejinha que deu início à cidade, assim como várias casas que ficavam em torno dela. A memória da cidade foi embora junto com a destruição da arquitetura. E a pequena Uruaçu ficou sem referências para o futuro. Parabéns pelo texto, e buscar inspiração em Clara Favilla é sempre muito bom. Ele é um anjo. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Miriam Macedo,

    Criei o blog Ordem Natural há alguns anos, com a intenção de compartilhar meus estudos na área de filosofia. Mesmo sem me distanciar dos objetivos iniciais, o foco dos meus estudos tornou-se mais amplo e passou a abordar as questões relacionadas à revolução cultural e à inversão de valores que está em curso na sociedade ocidental.
    Como estes ataques aos valores ocidentais têm como objetivo muito claro a implantação de um governo mundial totalitário, o blog também passou a dar mais destaque aos fenômenos relacionados à chamada Nova Ordem Mundial.
    Acredito que nesse tempo os leitores do meu blog tiveram acesso a muitas informações não disponíveis na grande imprensa e isso resulta não apenas dos meus textos, mas também do trabalho de outros blogs empenhados em desvendar e divulgar as artimanhas daqueles que pretendem se eternizar no poder. Exatamente por isso meu blog conta com muitos links para sites, blogs, fóruns, livros e documentários.
    Acontece que o número de links que disponibilizo é muito superior aos links que levam para o meu blog, isso rebaixa meu índice de classificação entre os buscadores e prejudica minha visitação. Para impedir que esse prejuízo perdure e para permitir que mais leitores encontrem meu blog no Google, tenho duas opções: conseguir mais links que levam ao Ordem Natural, ou eliminar alguns links que disponibilizo no blog.
    Não gostaria de deletar nenhum link, pois considero que toda informação é válida para orientação das pessoas que desejam conhecer melhor o mundo em que vivemos. Para isso, no entanto, preciso aumentar o número de blogs com links para o Ordem Natural, e esse apelo é a razão deste texto.
    Tenho um link para o seu blog há muito tempo e acabei de verificar que o mesmo não ocorre do outro lado. Peço gentilmente para que inclua um link do Ordem Natural em seu blog, de forma a garantir uma reciprocidade justa e solidária, que vai não apenas ajudar ambos os blogs como também aos leitores ávidos por informações que estão ausentes na grande imprensa.
    Não espero que concorde com tudo o que escrevo, da mesma forma que algumas vezes discordo de alguns temas abordados por sites que ajudo a divulgar. Apenas Deus pode estar sempre certo. Tenho plena consciência de não ser o dono da razão e sempre que alguém evidencia um erro meu, assumo e o corrijo sem qualquer vaidade, pois acredito que apenas os idiotas não mudam de idéia diante de novos fatos.
    Resumindo, minha intenção é continuar disponibilizando o maior número possível de links que abordem assuntos relacionados à Nova Ordem Mundial, governo totalitário, revolução cultural e inversão de valores, mas para que meu blog não seja prejudicado, gostaria de contar com um link em sua página.
    Espero sinceramente que compreenda minhas razões e assim poderemos aprofundar nossa parceria e ampliar o alcance do nosso trabalho, o que certamente vai trazer benefícios a todas as partes.
    Fico à disposição para eventuais esclarecimentos e agradeço desde já sua atenção.
    E que Deus ilumine nosso caminho.
    Abraços,
    Ale Costa
    Ordem Natural
    ale.ordemnatural@gmail.com
    http://ordem-natural.blogspot.com

    ResponderExcluir