domingo, 3 de fevereiro de 2013

Faltaram bombeiros em Santa Maria?


     
     "As imagens do incêndio na Boite Kiss mostram poucos bombeiros em ação, e muitos civis sem camisa, em atitudes desordenadas, tentando arrombar as paredes com uso de picaretas. Isto tudo pode revelar um número muito reduzido de bombeiro militar para aquela cidade de 270.00 habitantes. Por tudo que já foi divulgado pela imprensa, sobre o grave e trágico incêndio na boate, em Santa Maria, RS, há fortes indícios de falha na prevenção por parte do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. 

     O grande número de 188 mortes do incêndio Joelma em 1974 em São Paulo foi ocasionado por se tratar de um prédio elevado e quando as técnicas e ferramentas para entradas forçadas ainda eram incipientes.

     O incêndio na boate de Santa Maria ocorreu em 2013 em um edifício térreo, numa época em que há muitas técnicas e ferramentas hidráulicas especiais para que  bombeiros, devidamente treinados, possam fazer aberturas forçadas para retiradas das pessoas. Se   tivessem sido abertas, logo após a chegada do Corpo de Bombeiros, muitos daqueles jovens poderiam ter sido salvos..

    Agora, depois  da tragédia de Santa Maria, muitos municípios vão procurar o Corpo de Bombeiros para ajudar a regularizar suas casas de evento e de reunião pública. Vão, contudo, se deparar com o número reduzido de bombeiros para fazer análise de projetos e vistoria de proteção contra incêndio nas edificações. A realidade é que apenas  784 municípios são atendidos por Corpo de Bombeiros Militar em todo país.  Nos 4.780 municípios restantes, o Corpo de Bombeiros Militar Estadual ainda não conseguiu instalar um quartel de bombeiros.

    Nota: O CNBC possui propostas, projetos de leis e modelos de convênio para todo Município que deseje soluções viáveis para serviços de Bombeiros e Segurança de seus munícipes, com muitos benefícios e ganhos ao Município e à sociedade.


Ivan Campos-Presidente CNBC-Brasil"

Nenhum comentário:

Postar um comentário