terça-feira, 8 de julho de 2014

Até heavy metal, Olavo?

     (Fala sério: o guru quer só mostrar que os Velasco são da parte do demo).

      Olavo de Carvalho, além de saber tudo sobre amor, casamento, parto de cócoras, música redneck, doutrina católica e ursos, agora pontifica sobre heavy metal. Quem diria. Claro que não precisa ser metaleiro para falar sobre rock. Joseph Ratzinger, por exemplo, acha que o rock é «expressão de paixões elementares que, nos grandes concertos musicais, assumiu caráter de culto, ou melhor de contra-culto que se opõe ao culto cristão».)

    
      É que, no caso de Olavo, até quando está (quase) certo, ele é falso. Ouvi dizer que o filósofo da Virginia citou Black Sabbath e Led Zeppelin como bandas que deram origem ao estilo caracterizado pelo viés 'satânico'. O papa do 'metal pesado' destacou o som estridente, em que aparece 'o som da voz do demônio como percebido em exorcismos'. Agora, adivinha onde o expert em heavy metal se especializou no assunto? Isto mesmo, Wikipedia. Lê aqui:
    
     "As primeiras bandas a esboçar a forma musical que posteriormente seria chamada de heavy metal foram Led ZeppelinDeep Purple e Black Sabbath, que levaram a outro patamar as inovações técnicas iniciadas por Jimi Hendrix. Dentre suas principais contribuições, fizeram constante o uso do timbre saturado e distorcido dos amplificadores, das cordas graves da guitarra para a criação de riffs e a exploração de sonoridades em tons menores, que davam um ar sombrio às composições." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário