domingo, 29 de julho de 2018

OdeC é fraude


      Publicado no Facebook 1 de maio de 205.

      "
Olavo de Carvalho, que se apresenta como o 'filósofo da sinceridade, não passa de uma fraude. "No fundo, a sua 'filosofia',  aquela de verdade, que coincide com o homem Olavo, é esta: criar uma rede de confusões, de conselhos e orientações contraditórias e conflitantes, que acabe por render ao estado de subserviência e submissão a maioria daqueles seguidores sem retaguarda psicológica e intelectual. 

       Naquele mar de 'sabedoria', que encanta os neófitos e incautos, os peixinhos vão como carneirinhos para a boca do tubarão. Alguns escapam e conseguem ver de fora, tempos depois, como é que a arapuca funciona. 

       É bom dizer: outros, que têm estofo e sabem do que se trata, permanecem por covardia, falta de coragem de enfrentar a Besta, e por interesses mesquinhos de vender uns livrinhos ou cursos de qualquer coisa sublime."

       O busílis é que Olavo de carvalho repete sempre que a filosofia surgiu como 'filosofia moral'. A filosofia é o homem. Por isto, Olavo de Carvalho afirma que Marx é uma impostura. Pois, burguês, Marx escreve que só  a classe operária compreende, interpreta e muda a história  de forma verdadeira. O mais é ideologia, que é o mundo invertido visto pelos olhos do burguês. Ou seja, a teoria de Marx teria de refletir os interesses de sua classe - dos burguese, e nunca a do proletariado. 

      O mesmo ele diz sobre Foucault. Que denuncia o poder, e, sado-masoquista, extraía
 prazer do exercício do poder. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário