domingo, 19 de setembro de 2010

Esquerda mente

A esquerda mente. A luta armada não foi reação ao endurecimento do regime. Em 66, dois anos antes do AI-5, a esquerda fez vários atentados à bomba em Recife/PE: no Aeroporto dos Guararapes, nos Correios e Telégrafos, na casa do Comandante do IV Exército, na Câmara Municipal, e sedes da União dos Estudantes Estaduais e Serviço Estadual de Informações.
 No aeroporto, a bomba matou um almirante, um jornalista e feriu 17 pessoas, até mulheres e crianças.A bomba no Aeroporto de Guararapes era para matar o general Costa e Silva, candidato da Arena à Presidência da República, na eleição de 66.
“Enquanto Herbert de Souza (Betinho) e Jair Ferreira de Sá buscam contato com Brizola em Montevidéu, Paulo Wright e Alípio de Freitas (ex-padre católico) conseguem sair do Brasil e chegar a Cuba onde realizam curso de guerrilha. De retorno ...ao Brasil e já em 1965, a Ação Popular, decidida em partir para a Luta Armada, cria uma Comissão Militar incumbida de ministrar cursos de armas e explosivos. Membro da Comissão Militar e dirigente Nacional da AP, padre Alípio encontrava-se em Recife em meados de 1966, quando tomou conhecimento da visita de Costa e Silva e, por conta própria, resolveu aplicar seus conhecimentos sobre a técnica de atentados”.

( Jacob Gorender, um histórico militante de esquerda, em seu livro Combate nas Trevas, cuja primeira edição data de 1988. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário