domingo, 13 de maio de 2012

Por quê? Porque o homem é superior



      Os defensores dos bichos, e todos aqueles que são contrários ao consumo de carne e uso de peles, couro e outros componentes animais para a fabricação de vestuário, calçados e cosméticos falam muito em 'natureza' mas, em geral, a desconhecem.

      A bem da verdade, ninguém conseguiu até hoje estabelecer de forma clara o que seja 'natureza'. Cada ciência a define a seu modo. Apesar da dificuldade
, é de natureza que vamos falar. Começemos pela princípio: a experiência ensina que não cometerá pecado de heresia aquele que afirmar que todos os seres vivos se diferenciam pelo fim a que objetivam e todo ser na natureza é ordenado ao melhor, à realização da perfeição. 
    
     Fique claro: ontologicamente, todo ser é completo, nenhum é 'mais ser' que o outro. O uso do termo 'mais ser' aqui é licença poética, deve ser entendido sempre como 'mais perfeição ou dignidade'Com esta ressalva, podemos afirmar que os seres brutos são os que tem menos 'ser', eles tem apenas constituição. (Por ora, deixemos à parte o reino mineral, os chamados seres brutos)

 
  Tratemos do reino dos seres vivos, os vegetais e os animais. A planta realiza duas operações: uma, a de nutrição, retirando da terra e do ar as substâncias minerais para a sua conservação e outra, a de reprodução. Reprodução é superior à nutrição, essa exige mais complexidade e perfeiçao. A reprodução engloba e pressupõe a nutrição. 

      Num vegetal, o máximo de 'perfeição de ser' que ele pode aspirar é reproduzir-se. Para um alface, melhor que ser um alface é ser dois. É o máximo de perfeição e de 'ser' que o vegetal alcança.

    
      Os animais são mais perfeitos que os vegetais; os animais, neste sentido, tem mais 'ser', mais funções, porque - além da nutrição e reprodução - eles têm percepção sensorial. O mundo vegetal é imóvel, frio, silencioso, oposto ao dos animais. 

      A reprodução animal é subordinada à percepção, aos sentidos. O animal só se reproduz quando isto lhe parece agradável. A própria natureza deu-lhe mecanismos de atração (o cio, com seus odores e seduções, vide pavões)
   

      O homem, além da reprodução e da percepção, tem a sua vida ordenada à inteligência. Há mais 'ser' no homem que no animal. Há mais perfeição nele que nos outros seres vivos. Na natureza, o menos é ordenado ao mais. No caso da reprodução, por exemplo: o homem não se acasala, ele escolhe a sua companheira por critérios racionais, afetivos, sociais, intelectuais.
   
      Mesmo quando o homem alega que faz sexo para satisfazer seus instintos decretados biologicamente, ele impõem-se restrições e tabus aceitos e estabelecidos pela sociedade (incesto, pedofilia, necrofilia etc).
      

      É fato que um leão, como o homem, se alimenta de outros animais. Mas, se o rei dos animais estiver diante dos últimos exemplares macho e fêmea do mico-leão-dourado, ele não hesitará em comê-los para saciar a sua fome. Se a espécie vai se extinguir, não lhe importa nada. Leão nem sabe o que é 'extinção'. O homem, pela inteligência, razoabilidade e bom-senso, trataria de preservar os micos-leões-dourados.
    

      Comer animais foi imperativo para a sobrevivência dos homens e dos próprios animais. Se o homem não os caçasse, seja para comer ou para se vestir e aquecer, primeiro ele teria morrido de fome e de frio. 

      E segundo, caso tivesse sobrevivido, seria comido pela superpopulação de animais selvagens famintos, que invadiriam vilas e cidades, devorando os homens e os outros animais para matar a própria fome. Seria um desastre ecológico e uma crueldade com os próprios animais, pois não existiria comida para todos eles.
   

      Quanto a usar peles e couro? Qual é o problema? Ninguém está matando pessoas. "Pessoas' são apenas os seres que têm inteligência, razão, discernimento, escolha, julgamento (lembra do mico-leão dourado?).
    
      Basta recordar: o menos é ordenado ao mais. O inferior é ordenado ao superior. O menos perfeito é ordenado ao mais perfeito. A inteligência é superior à percepção, que é superior à reprodução, que é superior à nutrição. Uma vem antes da outra, a última engloba as anteriores. Mas, para que o de cima não pense que é auto-suficiente e que não precisa de ninguém, a natureza exige que o superior só exista possuindo e exercendo as funções e (im)perfeições do inferior. 
     
     O homem para pensar, escolher, julgar, amar e reinar sobre todos os seres da natureza precisa, antes, ser ' pedra', ser 'pó', átomos de minerais. O ser vivo é feito (também) de matéria bruta.
    

    Que papel cabe ao homem na administração e uso dos bens da natureza colocados à sua disposição? Cuidar, racionalizar, preservar, manter. Os animais e plantas devem ser preservados da extinção. Os bichos, em particular, devem ser abatidos sem crueldade, e podem ser criados em cativeiro, com métodos e técnicas que respeitem o seu bem-estar.
    
     Bicho não tem consciência da morte e não'suspira' nem 'sofre' por não estar correndo livre pelo mato. Animal criado em cativeiro não sabe que existe "mato', ele não sabe o que é 'liberdade'. Um animal sabe que está frio, bicho sente frio. Mas ele não sabe que o inverno é frio.
   
      As pessoas estão abrindo mão da inteligência (não é por ela que somos mais perfeitos?) para se submeter aos mantras sem originalidade do politicamente chinfrim. Afinal, até os animais conseguem perceber a beleza (o pavão exibe a sua cauda maravilhosa para atrair a fêmea).
    
      Por que nós não podemos nos fascinar pela beleza de um vison e querer fazer com a pele da foca um belíssimo casaco para enfeitar e aquecer? A pele da foca tem mais 'ser', mais perfeição que a pele de uma lagartixa, porque tem beleza, maciez e brilho.
   
     Repito: o que não pode é extinguir a espécie (no caso, a foca) só para satisfazer um capricho, nem pode tratar e matar com crueldade ou por diversão, como no caso da çaça a ursos. No caso das focas, convém lembrar que, além da proteção dos 'santuários", foi a criação destes animais em cativeiro, para a fabricação de casacos, que salvou a espécie da extinção.
    
      As pessoas não percebem que elas já fazem na prática a diferenciação entre os seres. Por que oferecemos uma rosa a quem amamos? Por que não oferecer um repolho? Porque a rosa é mais bela, tem perfume e é carregada de simbolismo, Dante Alighieri mostrou.
     
      Dizer que o repolho é comestível é só argumento (de) pobre. A finalidade da flor não é matar a fome da mulher amada. É dizer que a ama. Para matar a fome, aí, sim, melhor o repolho. Pensando bem, eu prefiro um filé de salmão, com ervas finas, amêndoas e vinho branco. Francês.



7 comentários:

  1. Boa tarde Miriam,

    Lendo vários de teus posts (acompanho toda semana), gostaria de te indicar o TCC que fiz para minha graduação em direito.

    Está disponível em

    http://libertatumlivros.blogspot.com.br/2012/03/direito-e-justica-visao-do-realismo.html

    O trabalho trata do Realismo Jurídico Clássico, e temas como DEUS, dignidade, lei natural, entre outraos estão presentes.

    Espero que possas dar uma olhada nele.

    Aprecio muito tuas opiniões.

    Att,

    Ryan Krüger Pereira
    Joinville/SC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Miriam!

      Primeiramente gostaria de dizer que compartilho de muitas das idéias postadas no seu blog quanto à banalização da cultura em que vivemos, principalmente.

      E gostaria de parabenizá-la pelo que escreveu em "A verdade: eu menti".

      Quanto ao "Ecochato vai pastar", já tive essas mesmas idéias que na verdade configuram a maior falta de idéia possível... e de argumento também.

      "O homem, além da reprodução e da percepção, tem a sua vida ordenada à inteligência. Há mais 'ser' no homem que no animal. Há mais perfeição nele que nos outros seres vivos."

      Já ouviu falar em senciência? pois é, somos (e isso inclui os animais... mas veja bem, não as plantas ok?) seres sencientes! Vale a pena pesquisar sobre isso, afinal, sistema nervoso não serve só para nos fazer piscar.

      Esse comentário sobre a inteligência humana vai de encontro a todos os outros posts do seu próprio blog. Homem, um ser perfeito! Tá bom... fala isso pra Xuxa!

      Excluir
    2. "Comer animais foi imperativo para a sobrevivência dos homens e dos próprios animais. Se o homem não os caçasse, seja para comer ou para se vestir e aquecer, primeiro ele teria morrido de fome e de frio."

      Exatamente! E isso chama-se evolução! E como estamos em constante processo evolutivo (ou não) mudamos nossos hábitos de acordo com o meio em que vivemos. Isso torna incomparável o homem que NECESSITAVA caçar para comer e se vestir, senão morreria, do homem moderno que come todos os dias no McDonnald's e que nem sabe mais da onde vem a carne que come (o hamburguer deve vir do desenho do Popeye, não?).

      Isso quer dizer que não estamos competindo no mesmo meio que os animais como era nos primórdios. Estamos tirando seres sencientes do seu habitat, produzindo animais em cativeiro (ele não sabe o que é liberdade mesmo, não? entao dane-se!) e matando para sentir o gostinho da carne que mamãe nos acostumou a comer e, como não temos opinião própria e temos preguiça de pesquisar e pensar, continuamos! Afinal, são os prazeres da carne! Um gostinho caro em geral...

      "Bicho não tem consciência da morte e não'suspira' nem 'sofre' por não estar correndo livre pelo mato. Animal criado em cativeiro não sabe que existe "mato', ele não sabe o que é 'liberdade'."

      Muito legal, você provavelmente nunca viu um leão numa jaula de circo, nunca visitou um santuário de animais e não sabe também que os animais possuem as mesmas doenças psicológicas que os seres humanos. Espero que um dia procure saber mais sobre isso... ou não! Mas a meu ver liberdade é independente de significado, é uma vivência. Poderia dar exemplos de doenças psicológicas humanas em que as pessoas não têm consciencia da liberdade e nem suspiram por não estarem no shopping fazendo compras ou ouvindo lixo no rádio, logo poderíamos trancá-las. Mas não vou fazer isso.

      Excluir
    3. "Repito: o que não pode é extinguir a espécie foca só para satisfazer um capricho, nem pode tratar e matar com crueldade."

      E como seria matar sem crueldade? Talvez ao som de Beethoven? Não me lembro de ter visto alguma notícia em que o assassino matou sua vítima sem crueldade, pois havia executado ao som de Beethoven. Acho que o meu mundo não é o mesmo do seu, pois eu sei muito bem como os animais são tratados, mortos e extintos.

      Só falta "argumentar" dizendo que na bíblia os animais foram feitos para comer. :P

      Bom, recomendo que assista ao documentário "Earthlings", narrado por Joaquim Phoenix e "Não matarás" do Instituto Nina Rosa. Algumas idéias sobre ética, sentidos, entre outras, poderão ser compreendidas. Ou não.

      Agora o que mais me intriga é o título desse seu post. Se você o escreveu, isso deve incomodá-la apesar de eu não me incomodar nem um pouco com a maioria dos seres humanos que comem carne. Só não acho legal a ignorância, pois devemos saber o que estamos falando, pesquisar etc, já que somos seres inteligentíssimos.

      Mas não se incomode, quer comer carne, coma! Mas não seja uma "antiecochato" chata! Deixe-nos quietos com nossos hábitos insanos e sem propósito!

      Tem muito bandido e falsos comunistas por aí merecendo mais atenção!

      Parabéns.

      Excluir
    4. PS: 1 - Desculpe os erros de português.
      2 - Não cai bem a uma jornalista sensurar comentários.

      Excluir
  2. Sensacional!!!! Disse tudo o que eu sempre pensei e me faltou a eloquência para expressar. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. "Quanto a usar peles e couro? Qual é o problema?"

    Minha senhora, por um acaso a sua pessoa asquerosa teve a curiosidade de assistir a um vídeo mostrando como os animais são mortos para que a sua pele lhes seja arrancada, com o único intuito de vestir e realizar o impossível de esconder a feiura de bruxas velhas e horrorosas feito a senhora? O Youtube está lotado de vídeos gravados com câmeras clandestinas em abatedouros de animais para este fim, onde os mesmos são repetidas vezes espancados e arremessados ao chão, e depois escapelados vivos enquanto agonizam e gritam de dor. Antes de vomitar esse amontoado de asneiras, a Matusalém aí deveria se informar! Provavelmente não passa de uma velha caquética, frustrada, mal amada e depressiva, que usa esse bloguinho medíocre pra desabafar todas as frustrações da vida sem sentido. E acaba sobrando pra seres inocentes que nunca lhe fizeram nenhum mal. Ridícula!

    ResponderExcluir